Quais são os cinco oceanos do planeta Terra?

Oceanos: eles cobrem 71 por cento da superfície do Planeta Terra | Foto: Shutterstock

71 por cento da superfície terrestre encontra-se coberta por água. Os cinco oceanos dominam o planeta terra.

Os oceanos são os principais responsáveis pela existência de vida no nosso mundo. A vida começou no mar, e é nele que actualmente habitam mais 230 000 espécies.

O clima e a temperatura da terra são controlados pelos oceanos. Eles regulam a temperatura e são cruciais para a formação de chuva.

Em média, as cinco grandes extensões de água salgada do mundo têm uma salinidade de cerca de 3,5 por cento.

No entanto, regiões como o Mediterrâneo, o oceano Atlântico e a Baía de Bengala possuem concentrações de sais mais elevadas.

O maior oceano do mundo, o Pacífico, é dez vezes maior do que o oceano mais pequeno, o Ártico.

O seu nome deriva da designação de “Mar Pacífico” que lhe foi atribuída em 1521 por Fernão de Magalhães, o explorador português que empreendeu a primeira viagem de circum-navegação da terra.

O Pacífico cobre mais de 30 por cento da superfície do planeta, e é maior do que a área terrestre de todos os continentes.

Por outro lado, o oceano mais pequeno do mundo, o Ártico, encerra em si 25 por cento das fontes de petróleo ainda inexploradas do mundo.

Sabe o nome e a dimensão dos cinco oceanos do mundo?

1. Oceano Pacífico: 168,723,000 km2;
2. Oceano Atlântico: 85,133,000 km2;
3. Oceano Índico: 70,560,000 km2;
4. Oceano Antártico: 168,723,000 km2;
5. Oceano Ártico: 15,558,000 km2;

Por vezes usa-se a expressão “mar” para designar um oceano, mas tecnicamente, as duas designações não são sinónimas.

Planeta Terra: os cinco oceanos são o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Antártico e o Ártico

Um oceano possui muitos mares, e os mares são porções menores dos oceanos. Assim sendo, quais são os mares do nosso planeta?

Oceano Pacífico

Mar de Bali, Estreito de Bering, Mar de Coral, Mar da China Oriental, Golfo do Alasca, Golfo de Tonkin, Mar das Filipinas, Mar do Japão, Mar de Okhotsk, Mar da China Meridional e Mar da Tasmânia.

Oceano Atlântico

Mar Báltico, Mar Negro, Mar das Caraíbas, Estreito de Davis, Estreito da Dinamarca, parte da Passagem de Drake, Golfo do México, Mar do Labrador, Mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar da Noruega e quase a totalidade do Mar de Scotia.

Oceano Índico

Mar de Andaman, Mar Arábico, Baía de Bengala, Mar das Flores, Grande Baía Australiana, Golfo de Aden, Golfo de Omã, Mar de Java, Canal de Moçambique, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar de Savu, Estreito de Malacca e Mar de Timor.

Oceano Antártico

Mar de Amundsen, Mar de Bellingshausen, parte da Passagem de Drake, Mar de Ross, parte do Mar de Scotia, e Mar de Weddell.

Oceano Ártico

Baía de Baffin, Mar de Barents, Mar de Beaufort, Mar de Chukchi, Mar Siberiano Oriental, Mar da Gronelândia, Estreito de Hudson, Mar de Kara, Mar de Laptev e a Passagem do Noroeste.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.