Como comprar uma prancha de surf nova
A escolha de uma prancha de surf nova pode ser, ao mesmo tempo, um processo divertido e complexo. Sabe o que deve ter em contar quando escolhe uma prancha nova? Preste atenção aos seguintes parâmetros antes de comprar uma prancha novinha em folha.
A compra de uma prancha de surf nova e por estrear deve ser fundamentalmente uma decisão de investimento racional.
Independentemente se vai gastar 200 ou 1,000, o que é importante é deixar as emoções e os sentimentos de lado.
Por isso, esqueça as cores, os logótipos, as marcas, os desenhos, as pinturas e as formas mais ou menos futuristas e inovadoras.
As pranchas de surf servem um propósito. Elas foram construídas para proporcionar divertimento, alegria e prazer às pessoas, e são a chave para surfarmos boas ondas.
Por isso, não as devemos comprar para parecer cool, ou para confirmar um estilo de vida vendido pelos media.
As pranchas de surf são meios para atingirmos um fim. Se adquirirmos uma prancha sem consultarmos uma série de questões prévias, podemos facilmente arrependermos da decisão impulsiva que tomámos.
A boa notícia é que não é preciso ler um longo guia para que saibamos tomar decisões confortáveis e com confiança.
Não há nada pior do que encostar uma prancha de surf nova à parede do nosso quarto para servir de elemento decorativo.
Não foi para isso que ela foi feita. As pranchas de surf foram feitas para deslizar, e há muitos elementos que têm que ser tidos em consideração – tipos de técnicas de construção, materiais utilizados, estilos e o design propriamente dito.
Se nos enganarmos, é um bocado como comprarmos um Ferrari para alguém que não tem carta de condução.
Assim sendo, a próxima vez que entrar numa loja de surf para comprar uma tábua nova, tenha a certeza que sabe responder às seguintes perguntas:
Qual é o meu nível de experiência de surf?
Se é um principiante, vai necessitar de uma prancha grande que proporcione estabilidade. Se está num nível intermédio, uma prancha versátil para todas as condições nunca é uma má ideia. No caso de se tratar de um surfista avançado, tenha em conta detalhes como o rocker, o outline, os rails, e o bottom da prancha.
De que prancha é que eu realmente preciso?
Uma prancha nova não significa necessariamente a primeira prancha. E a prancha dos seus sonhos pode não adequar-se de maneira nenhuma ao seu estilo de surf. Prepara-se para comprar uma segunda prancha? Está a substituir uma prancha já velha? Analise as suas respostas e perceba do que precisa.
Qual é o meu peso? Qual é a minha altura?
O peso e a altura de um surfista têm impacto na escolha de uma prancha de surf nova. Se não estiver certo das dimensões ideais para si, pergunte numa loja de surf ou consulte a tabela de tamanhos de pranchas de surf.
Quanto é que eu estou disposto a pagar por uma prancha de surf nova?
Não se deixe enganar pelas marcas, logótipos, ou assinaturas de shapers de renome internacional. Procure comparar modelos idênticos, e peça uma opinião honesta ao funcionário da loja de surf.
Prefere uma prancha de poliuretano, poliestireno ou balsa?
É adepto da espuma de antigamente, ou está numa de arriscar e experimentar um material mais amigo do ambiente como o poliestireno ou a balsa?
Qual o sistema de quilhas que pretende adoptar?
Vai optar pelos dois sistemas mais populares em todo o mundo – FCS e Futures – ou prefere avançar para novas marcas?
Qual a configuração de quilhas de que necessita?
É fã da quilha única? Planeia surfar com as três quilhas para o resto da sua vida? Aprecia o conjunto quad, ou não vai arriscar e decide pelo sempre flexível modelo de cinco quilhas?
Está à procura de uma prancha de surf construída por um shaper específico?
Se o seu objectivo é ter uma prancha assinada, ou se quer que a sua prancha siga um modelo de construção específico, pode ser interessante pagar um pouco mais para ter um nome sonante a desenhá-la e produzi-la para si.
Possui mais do que uma prancha de surf?
Se a sua nova prancha vai ser a sua primeira tábua, então deve optar por um modelo all-round, que se adeque a todas as praias e tipos de onda. Se estiver a construir uma coleção de pranchas, então o melhor é preencher as lacunas entre tamanhos de onda e especificidades de onda.
Com que regularidade pratica surf?
Há uma grande diferença entre surfar uma vez por ano, apanhar ondas todos os fins-de-semana, e entrar no mar praticamente todos os dias.
Quais são os tipos de onda que eu surfo mais?
Existem, basicamente, quatro tipos de ondas. Quais são as condições habituais de mar na praia mais próxima da sua casa? Prefere ondas moles ou ondas cavadas?
Qual é a sua condição física?
Precisa de compensar um excesso de peso com uma prancha maior? Tem força de braços para remar uma prancha pequena e estreita em condições de surf mais exigentes?
Quanto tempo costuma passar na água?
É capaz de aguentar uma sessão de duas horas num dia frio e chuvoso de inverno, ou só aprecia surfadas de verão?
Qual o tipo de rabeta que prefere numa prancha de surf nova?
É capaz de lidar com menos flutuação e precisa da segurança de um pintail? Necessita de uma prancha solta para baixas velocidades (square tail)? Ou está à procura de um meio-termo (round tail)?
A prancha de surf cabe dentro do seu automóvel?
A resposta a esta questão é habitualmente menosprezada ou esquecida, mas pode ser muito importante. Por regra, memorize que uma prancha de surf de 7′ cabe habitualmente dentro de um carro.