Como passar parafina numa prancha de surf?
É muito fácil passar parafina numa prancha de surf. Contudo, poderá sempre melhorar a forma como o faz e aumentar a qualidade da aderência à tábua enquanto surfa. Bastam uns pequenos truques.
A parafina, ou cera, para pranchas de surf é hoje em dia mais importante do que nunca. Com o surgimento do designado power surfing, e crescimento dos adeptos do surf new school, repleto de aéreos, exige-se mais da ligação pé-prancha.
Assim sendo, uma aplicação exemplar de parafina é fundamental nos dias que correm.
Entradas na onda mais verticais, aéreos radicais, cutbacks violentos e tubos exigem que dediquemos algum tempo ao processo de aplicação de cera na prancha.
Hoje em dia, as barras de parafina para surf são produzidas a adequar-se às suas necessidades. A temperatura da água, o aroma da cera, e o tipo de materiais naturais ou sintéticos podem ser escolhidos de acordo com as preferências do surfista.
A aplicação de uma camada-base de parafina na prancha garante um primeiro nível de defesa contra escorregadelas que irá durar mais do que camada superior clássica.
Alguns surfistas também gostam de aplicar cera nos rails da prancha, para o caso de terem executar bicos-de-pato em condições extremas, ou tiverem que fazer um take-off atrasado.
A parafina deve ser aplicada nas zonas de trabalho dos pés em cima de uma prancha. Contudo, deve sempre acrescentar-se uns centímetros mais para além dessas zonas, caso seja necessário.
No caso de pranchas longboard, o melhor é mesmo aplicar cera em praticamente toda a prancha, uma vez que as manobras exigem que se percorra toda a superfície da tábua.
Cera na Prancha de Surf: Técnicas de Aplicação
Há diversas técnicas de aplicação da parafina na prancha de surf – de forma cruzada, aleatória, vertical, horizontal, oblíqua e circular.
Nunca aplique cera nova em cima de cera velha, suja, com areia ou sem aderência.
Apesar de não existir um método “oficial” de aplicação de parafina, experimente “desenhar” algumas tiras horizontais de cera desde o topo até à rabeta da prancha de surf, de forma a evitar que os seus pés se desloquem inadvertidamente para cima ou para baixo.
A melhor forma de aplicar cera numa prancha é a seguinte:
1. Compre um líquido removedor de parafina, uma cera de base, um bloco de cera clássica, um pente e uns lenços de papel;
2. Remova a parafina antiga da prancha usando o pente;
3. Limpe os restos de cera antiga com o líquido de remoção, até que a prancha esteja brilhante;
4. Aplique a parafina de base usando uma das técnicas acima mencionadas, até que comece a ver umas bolinhas a formar-se;
5. Finalmente, aplique a cera principal adequada à temperatura da água em que mais surf;
Da próxima vez que entrar no mar, lembre-se de pentear as zonas com parafina e acrescentar mais um pouco de cera principal, de forma a substituir a que se perdeu ou deteriorou.
Os surfistas devem limpar e substituir toda a parafina de uma prancha a cada dois meses.
A cera perde propriedades de aderência com o passar do tempo, mesmo que pare de surfar algumas semanas ou meses.