Os benefícios da água do mar para a saúde

Água do mar: faz sempre bem à saúde | Foto: Shutterstock

A lista de benefícios da água do mar para a saúde é praticamente infinita. Mas mesmo que o oceano tivesse apenas um efeito placebo no organismo, a nossa mente ainda nos levaria até à praia.

O mar é bom para o humor e potencia a saúde. A única coisa que a água do mar não faz é hidratar o corpo, mas nem mesmo isso é uma desvantagem, quando comparado como todos os seus benefícios.

A água do mar pode ser um remédio natural, uma vez que estimula o corpo e promove uma profunda sensação de bem-estar, que os surfistas tão bem conhecem.

Se vive perto da praia ou se passa muito tempo no litoral, sabe bem o quanto somos receptivos aos ares marítimos.

Mas de que é composta a água do mar? Em média, ela possui 3,5% de sal (cloreto de sódio). Por outras palavras, cada litro de água contém 35 gramas de sais, aos quais acrescem pequenas quantidades de magnésio, sulfato e cálcio.

Embora ainda não esteja cientificamente comprovada, a talassoterapia recorre à água do mar e a produtos à base de matérias-primas marítimas como algas, sal e lama para eliminar problemas de pele.

Contudo, a água do mar tem muitos outros benefícios surpreendentes:

Purifica a Pele

Os sais minerais trabalham juntamente com o sol para regenerar a pele. Assim, doenças como úlceras, lúpus e psoríase são facilmente tratadas com água do mar.

Fortalece o Sistema Imunitário

O número de glóbulos vermelhos aumenta entre 5% e 20% após um banho ou mergulho no mar. O número de glóbulos brancos aumenta ainda mais.

A água do oceano é, por isso, um remédio fantástico para quem possui um sistema imunitário fragilizado, anemia ou níveis elevados de açúcar no sangue.

Atrasa o Desenvolvimento do Reumatismo

A combinação de água salgada com exercício físico é uma excelente receita para tratar dores musculares e de ossos, artrite, má circulação e problemas pós-operatórios.

Reduz e Elimina a Ansiedade

A água marítima tem um efeito calmante, devido à presença de magnésio.

Pessoas com uma rotina stressante beneficiam de uma ida à praia, não apenas pela sua atmosfera relaxante, mas também devido às propriedades lenitivas e medicinais da água do mar.

Mar: bom para o humor e para o corpo humano | Foto: Shutterstock

Possui Propriedades Cicatrizantes

Devido à sua riqueza em sais minerais, como o sódio e o iodo, o mar tem uma acção cicatrizante e anti-séptica na pele.

Melhora a Respiração

As pessoas com asma, tosse intensa, fleuma e outros problemas respiratórios devem ir até à praia inspirar a brisa marítima e nadar no oceano.

O contacto com o mar e a água salgada ajuda a eliminar toxinas e outras substâncias que afectam os pulmões.

Limpa o Intestino Grosso

A ingestão de pequenas quantidades de água marítima facilita a limpeza do cólon, desintoxica o corpo e renova a energia no organismo, especialmente nas crianças.

Ajuda a Combater Problemas dos Rins e do Fígado

A água do mar acelera o processo de regeneração celular, sobretudo nos casos de danos provocados por doenças como a cirrose.

A água salgada também ajuda a eliminar o excesso de líquidos acumulados no abdómen provocado pela doença.

Previne a Insónia e Reduz a Depressão

Uma vez que ajuda a normalizar a pressão sanguínea e que trata o nervosismo, um dia na praia irá ajudá-lo a dormir melhor e restabelecer naturalmente o seu humor.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.