Os 10 mandamentos do surfista de ondas gigantes

Surfista de ondas gigantes: saiba o que fazer e não fazer num cenário como este | Foto: Shutterstock

Quedas assustadoras, drops verticais, caldos intermináveis, longos segundos debaixo de água e abandonos de onda inevitáveis.

O surf de ondas gigantes pode ser doloroso e, por vezes, coloca a vida dos seus praticantes em enorme perigo.

Contudo, os surfistas de ondas grandes aprenderam a preparar-se para os momentos decisivos.

O seu trabalho diário consiste em encontrar o balanço ideal entre a saúde física e a preparação mental. Não se nasce um surfista de ondas gigantes – tornamo-nos um.

Parte desse processo envolve apercebermo-nos e aceitarmos o quanto está em jogo, fundamentalmente quando descemos a parede de uma onda gigante a 80 quilómetros por hora, com uma montanha de água em movimento atrás de nós a alta velocidade.

Garrett McNamara, Laird Hamilton, Shane Dorian, Ross Clarke-Jones, Grant “Twiggy” Baker e Jeff Clark são alguns dos melhores e mais experientes surfistas de ondas gigantes do mundo.

Eles partilham os mandamentos fundamentais deste desporto tão especial. Afinal, o que passa nas suas cabeças quando é tempo de remar para as maiores ondas das suas vidas?

1. Nunca Apanhar a Primeira Onda do Set

É sempre difícil resistir a uma onda com bom aspecto quando se está à espera há mais de 10 minutos e a adrenalina quer a todo custo invadir o corpo. O problema é que, se por acaso cair, terá que levar com o set inteiro na cabeça.

2. Deixe a Espuma Controlar o Movimento do Seu Corpo

Se for apanhado pela onda ou se cair, não resista à força da máquina de lavar. Perderá energia e oxigénio. Deixe-se ir, sempre na posição fetal.

3. Use Sempre um Colete Salva-Vidas

Os coletes especialmente desenhados para o surf podem salvar a sua vida e levá-lo à superfície durante os longos segundos que passa debaixo de água.

4. Controle o Pânico

Deixe o medo fazer o seu trabalho. Os ataques de pânico são caracterizados por um pavor do desastre ou da perda de controlo, mesmo quando não há perigo real.

Não é isso que se deseja. Por outro lado, o medo é um mecanismo básico de sobrevivência. O medo é bom e deve ser conduzido para a gestão das ondas grandes.

5. Abandone a Onda da Forma Mais Inteligente Possível

Conheça o fundo do oceano e analise o comportamento da onda atrás de si antes de saltar fora.

6. Aprenda a Cair

Salte sempre para longe da prancha de surf, evite mergulhos de cabeça, proteja a sua cabeça, mantenha-se relaxado e tranquilo e abra os olhos debaixo de água.

7. Nunca Surfe Sozinho em Dias de Ondas Gigantes

Se as coisas correram mal, não terá um jet ski para salvar a sua vida. Remar lá para fora por sua conta é provavelmente o pior erro que um surfista de ondas grandes pode cometer.

8. Estude as Correntes, o Fundo do Oceano e os Picos de Onda Antes de Entrar na Água

Conhecimento é poder. Antes de começar a remar, junte o maior número de informações possível acerca do local onde vai surfar. Isso irá ajudá-lo a reduzir os seus níveis de ansiedade.

9. Aprenda a Seguir Ondulações e a Ler Mapas Meteorológicos

A ciência do surf irá ajudá-lo a escolher o local, o dia e o momento certo para combater os monstros do mar. Existem excelentes livros de previsão de surf no mercado.

10. Pratique Ioga e Pilates, Melhore os Seus Hábitos Alimentares e Aumente a Sua Capacidade Respiratória

Os alongamentos e uma capacidade pulmonar aumentada são tão críticos como uma mentalidade descontraída quando se tratar de domar ondas gigantes.

Deixe um comentário