Qual é a melhor época do ano para surfar no Havai

Havai: a Meca do Surf | Foto: Shutterstock

O Havai é um dos destinos de surf mais populares do planeta. Mas, quando é que um surfista europeu, australiano, ou americano continental deverá visitar o Estado do Aloha para apanhar umas ondas?

Quando o escritor e jornalista Jack London e a sua mulher Charmian visitaram o arquipélago do Pacífico em 1907, deram de caras com um estranho passatempo.

Desde então, o turismo revolucionou o Havai para sempre, e o número de estrangeiros interessados em conhecer as ilhas nunca mais parou de crescer.

Em 1929, 22,000 turistas visitaram o Havai. Mas, por volta de 1941, o número subiu 50 por cento para 31,846 pessoas.

Quando a Segunda Grande Guerra Mundial terminou, o turismo disparou e, em 1959, o número de viajantes a chegar ao Havai atingiu a marca dos 250,000.

Hoje em dia, as ilhas havaianas recebem cerca de 9 milhões de turistas todos os anos, e muitos deles aterram com um sonho especial – surfar as ondas das suas vidas em águas azul-turquesa.

Não é de estranhar que o Havai seja um popular destino de surf. As famosas ilhas isoladas estão expostas a uma janela de ondulações de 360 graus, rodeadas de correntes fortes e ventos de todo o género.

Por isso, é difícil falhar uma boa oportunidade para apanhar altas ondas.

No Havai, só existem duas estações – verão (“kau”), entre Maio e Outubro, e inverno (“ho’oilo”), entre Novembro e Abril.

A temperatura média do ar e da água é relativamente constante e estável ao longo de todo o ano.

A morada espiritual do surf oferece ondas para todos os níveis de surf, bem como uma grande variedade de fundos do mar – lava, coral, rocha e areia – e zonas costeiras que protegem os principiantes das condições mais extremas.

Os Picos de Sonho Para Cada Nível de Surf

Pode dizer-se que, das 8 ilhas principais do Havai, apenas entre 2 e 4 têm condições de surf ao longo de todo o ano – Oahu, Maui, Kauai e a Ilha do Havai.

Assim sendo, de um ponto de vista de segurança, é correcto afirmar-se que há sempre uma pequena vaga disponível para quem queira iniciar-se no desporto, e para pessoas com pouca experiência de mar.

Por exemplo, a Praia de Waikiki, em Honolulu, é sempre uma opção consistente, mesmo nos dias em que está repleta de surfistas na água.

Se o seu caso for o de um surfista avançado e experiente, a melhor época para surfar no Havai é, sem dúvida nenhuma, a temporada de inverno, algures entre meados de Novembro e início de Fevereiro.

Nesta altura, as ondas são maiores e mais poderosas. E perigosas, também.

É a altura do ano em que as grandes competições chegam à Costa Norte de Oahu, e os viciados em adrenalina mostram as suas capacidades ao mundo.

Havai: há ondas para todos os níveis de experiência de surf | Foto: Shutterstock

O designado “Milagre das Sete Milhas” é uma faixa de praias na Costa Norte do Oahu que contabiliza 36 picos de onda famosos em todo o planeta.

Haleiwa Beach Park, Sunset Beach, Off The Wall, Backdoor, Banzai Pipeline, Waimea Bay, and Gas Chambers são apenas alguns desses exemplos únicos de ondas de classe mundial.

A zona é conhecida por ser a Meca do Surf, e atrai centenas de milhares de turistas de surf todos os anos. Procuram ondas de sonho que viram em revistas, vídeos, e filmes de surf.

A zona de teste último de um surfista é capaz de produzir ondas entre 2 e 50 pés durante todo o ano, mas se não for um surfista, pelo menos, de nível intermédio, o melhor é nem sequer tentar entrar.

Durante o inverno, os iniciados devem rumar às costas mais a sul, de forma a evitar as ondulações do hemisfério norte que habitualmente varrem a Costa Norte.

Quando o verão chega ao arquipélago mais isolado do mundo, acontece precisamente o cenário oposto – ondas pequenas no norte e ondas grandes no sul.

Por isso, do ponto de vista de um surfista, é seguro afirmar que o Havai tem sempre aquilo de se está à espera.

Contudo, é importante abordar as ondas com uma perspectiva conservadora, caso contrário podemos colocar-nos em situações perigosas.

Analise o rebentar das ondas, detecte potenciais correntes ou agueiros, confirme em que tipo de fundo de mar está a surfar, leia as previsões de mar e vento, e calcule o efeito das marés na sua sessão.

Finalmente, e não menos importante, lembre-se de respeitar os locais, abraçando o espírito do Aloha. E divirta-se, surfando as famosas ondas do Havai.

Surfar no Havai | Estações do Ano

Inverno (Novembro a Abril)

Ondulação Predominante: N/O
Ventos Predominantes: SO/SSO
Temperatura do Ar: 79-83 °F (26–28 °C)
Temperatura da Água: 72-80 °F (22-26 °C)

Verão (Maio a Outubro)

Ondulação Predominante: S
Ventos Predominantes: NE
Temperatura do Ar: 85-90 °F (29–32 °C)
Temperatura da Água: 72-82 °F (22-27 °C)

Deixe um comentário